Guardando o coração

0



Olá MENINAS e MENINOS!


Já faz algum tempo que estou esperando a oportunidade de compartilhar com vocês o meu LAB (pregação que fazemos na conclusão de curso do Carisma) e acho que hoje é esse momento oportuno. 

Diante da situação atual do nosso país acredito que devemos guardar nosso coração e nesse texto (que é o original do meu LAB) eu compartilho 3 situações das quais devemos guardar nosso coração.


Leiam e meditem:


TEMA: Guardando o coração

TITULO: Do que devo guardar meu coração?


 “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.” Provérbios 4:23


Neste versículo, quando fala de coração, a Bíblia se refere a nossa vida interior: mente, pensamentos, motivações e desejos. O coração é a fonte das nossas atitudes.

O que quer dizer guardar o coração?

O significado da palavra guardar segundo o dicionário de língua portuguesa é:

Guardar v.t.

1.       Vigiar para defender
2.       Proteger; defender
3.       Conservar ; manter
4.       Acondicionar; por em lugar próprio
5.       Tomar conta de
6.       Não revelar, ocultar


Logo, guardar o coração significa coloca-lo em lugar seguro, protege-lo.

Perceba que a instrução é direcionada ao dono do coração: “guarda o TEU coração”.

Portanto, é MEU dever e SEU dever proteger nossa mente, pensamentos e emoções. Nós somos os responsáveis por colocar nosso coração em local apropriado e tomar conta dele.







Do que devo guardar meu coração?


I – Devo guardar meu coração do desespero


Desespero = desesperança, aflição, angustia, ânsia
Contrário de esperança.

 “A esperança que se retarda deixa o coração doente, mas o anseio satisfeito é árvore de vida.”
Provérbios 13:12

A falta de esperança nos paralisa ou torna lento o nosso caminhar e nos faz adoecer.

Paulo diz em sua carta aos Romanos no capitulo 15 versículo 4 que
“... tudo o que foi escrito no passado, foi escrito para nos ensinar, de forma que, por meio da perseverança e do bom ânimo procedentes das Escrituras, mantenhamos a nossa esperança.

E ele ministra uma benção sobre eles no versiculo 13 dizendo
Que o Deus da esperança os encha de toda alegria e paz, por sua confiança nele, para que vocês transbordem de esperança, pelo poder do Espírito Santo.”

Nosso Deus é chamado de Deus da esperança e tudo o que é contrário a isso não provem dele.

Não deixe a falta de esperança tomar conta!

Traga a memória o que te pode dar esperança!

As Escrituras nos ensinam a permanecer firmes e nos oferecem consolo.

Busque consolo na Palavra de Deus!

Em meio a aflição diga como o salmista :

“A minha carne e o meu coração desfalecem; mas Deus é a fortaleza do meu coração, e a minha porção para sempre.”Salmos 73:26

Não há nenhuma situação que Deus não possa transformar!

Deus é Deus de restauração!

Vemos hoje muitas pessoas decepcionadas, com suas expectativas frustradas, zangadas com Deus pelo não cumprimento de uma promessa. Esperaram por algo que acreditavam que ia acontecer e que até hoje não viram se concretizar. Muitas permitiram que a falta de esperança dominasse o coração. Como será que elas chegaram a esse ponto?


Muitas vezes, para guardar nosso coração do desespero precisamos guardar nosso coração das expectativas erradas.


II – Devo guardar meu coração das expectativas erradas


Expectativa = Estado de quem espera um bem que se deseja e cuja realização se julga provável.

Nossa expectativa deve estar direcionada ao lugar certo = Deus

Davi sabia onde colocar suas expectativas. Nos Salmos 62: 5 ele diz:
“Ó minha alma, espera SOMENTE em Deus; dele vem a minha esperança” 


Quando precisamos de socorro e alívio é nEle que devemos colocar nossas expectativas :

“O meu socorro vem do Senhor que fez o céu e a terra.” Salmos 121:2
“Dá-nos auxílio na angústia, porque vão é o socorro do homem.” Salmos 60:11
 “Jesus disse: Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.” Mateus 11:28


Quando precisamos de provisão financeira é nEle que devemos colocar nossas expectativas:

Jesus nos ensinou a orar colocando nossas expectativas de suprimento no Pai Celestial:
 “O pão nosso de cada dia nos dá hoje” Mateus 6:11


Quando precisamos de companhia de outras pessoas é nEle que devemos colocar nossas expectativas:

“Deus faz que o solitário viva em família...” Salmos 68:6
É Ele que faz!


Em todas as áreas de nossas vidas é no Senhor que devemos colocar as nossas expectativas.

Você quer saber onde tem colocado suas expectativas?

Responda a seguinte pergunta: Pra onde você corre quando vem o mal?

Em que ou quem está depositada sua expectativa de auxílio? No seu cônjuge? No seu pastor? Nas suas próprias habilidades? Na sua conta bancária? No seu emprego?

Avalie onde você tem depositado suas expectativas e se perceber que elas estão no lugar errado, volte seus olhos para o Senhor nesse dia!

Ele é a fonte de tudo que você precisa!

“Torre forte é o nome do Senhor; para ela correrá o justo, e estará seguro.” Provérbios 18:10


Por fim, quando nós compreendemos que todas as nossas expectativas são supridas em Deus, nós conseguimos guardar o nosso coração das seduções desse mundo.


III – Devo guardar meu coração das seduções desse mundo

O Senhor Jesus no sermão da montanha nos advertiu:

“Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.” Mateus 6:21

Sabemos que Jesus estava falando a respeito de posses materiais, mas podemos aplicar esses princípios para todas as áreas da nossa vida.

Tesouro é aquilo que você considera mais precioso, aquilo pelo qual você está disposto a pagar um alto preço.

Quais são seus tesouros?

Seus patrimônios?  Seus títulos?  Sua aparência física?

Quer saber qual é o seu tesouro? Responda pra si mesmo: Com o que eu gasto a maior parte do meu tempo? Em que eu invisto a maior parte dos meus recursos?
Eis ai o seu tesouro.

No versículo seguinte, Mateus 6:22, Jesus continua nos ensinando esse princípio.
Ele diz : “A candeia do corpo são os olhos; de sorte que  se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luz”.

Cuidado com aquilo que cativa os seus olhos, pois o que cativa os seus olhos pode prender o seu coração !!!

Ainda dentro do mesmo principio Jesus nos ensina que
“Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom.”Mateus 6:24

Aquilo que prende os seus olhos e cativa o seu coração pode se tornar um ídolo em sua vida e levá-lo a ruína
.
Deus não dividirá espaço com nada em seu coração.

Como diz nosso amado Pastor Márcio : “ou Ele é o primeiro em nossa vida, ou Ele nunca será o segundo.”



Conclusão:


Nós somos os responsáveis por manter nosso coração protegido do desespero e por colocar nossa esperança somente em Deus, caso contrário adoeceremos e viveremos frustrados. Não devemos permitir que o nosso coração se prenda àquilo que esse mundo pode nos oferecer, pois tudo aquilo que toma o lugar de Deus no nosso coração pode nos levar a ruina.





0 comentários:

Postar um comentário